O que é projeto de vida ?
Amadurecer e tomar decisões importantes pode ser desafiador em qualquer momento da vida, ainda mais entre a adolescência e os primeiros anos da vida adulta. Por isso, muito se tem discutido sobre projeto de vida e como os adultos podem ajudar os jovens a elaborá-lo. Entenda como neste conteúdo da IAM.
O que significa projeto de vida?
Você já ouviu esse termo? Possivelmente, sim. Projeto de vida consiste em um planejamento que orienta os passos necessários para se alcançar determinado objetivo. E ele pode ser aplicado a praticamente todas as áreas da nossa vida: pessoal, profissional, social, financeira, saúde e etc.
Trata-se de uma estratégia eficiente, afinal, não basta ter sonhos ou simplesmente imaginar o futuro, mas, sim, planejar o que fazer para que essas metas sejam alcançadas.
Um projeto de vida pode ser composto por metas de curto, médio e longo prazo e é algo muito particular, cada pessoa tem um projeto único, baseado em seus valores e aspirações.
Como incentivar os jovens em seu projeto de vida?
Um projeto de vida pode ser feito e refeito em qualquer etapa da vida, mas quanto antes o jovem adulto estiver familiarizado com essa ferramenta, menos tempo irá perder e mais foco e determinação ele terá diante de seus objetivos.
Porém, mesmo tendo clareza do quão benéfico um projeto de vida pode ser, sabemos também que este não é um processo fácil, sobretudo para aqueles jovens que ainda não têm muita clareza sobre seus sonhos e metas de vida.
Para ajudá-los nesse processo, cabe refletir sobre o impacto de um projeto nesta etapa da vida, que claramente não é o mesmo de uma pessoa mais velha que possui outras obrigações e responsabilidades.
Entendemos que a vida é dinâmica e um planejamento pode ser feito e refeito inúmeras vezes de acordo com as experiências que vivenciamos.
Na juventude, podemos entender o conceito de projeto de vida como o lugar onde o jovem está neste momento e, paralelamente, onde ele deseja chegar.
E como isso funciona na prática? No contexto escolar, ainda durante a adolescência, devem haver atividades que favoreçam a reflexão dos jovens acerca de inclinações naturais, áreas de interesse, habilidades e desafios, tudo com a finalidade de ajudá-los a se conhecerem mais e saberem onde buscar sua realização.
Na BNCC – Base Nacional Comum Curricular, o projeto de vida é citado no tópico sobre Os fundamentos pedagógicos:
“Assim, a BNCC propõe a superação da fragmentação radicalmente disciplinar do conhecimento, o estímulo à sua aplicação na vida real, a importância do contexto para dar sentido ao que se aprende e o protagonismo do estudante em sua aprendizagem e na construção de seu projeto de vida.” (Base Nacional Comum curricular, p. 15)
Projeto de vida: qual é o papel da escola?
Existem três pilares que norteiam o desenvolvimento do projeto de vida a ser discutido na escola:
Social: determina a realização de atividades que estimulem as interações sociais, criando espaços que ajudem a desenvolver valores como solidariedade, respeito, espírito de equipe e empatia.
Pessoal: auxilia no desenvolvimento da identidade, valorizando aspectos como o contexto cultural e o universo de cada indivíduo.
Profissional: contribui com atividades para o desenvolvimento de competências e habilidades importantes para o profissional do futuro.
O projeto de vida é um importante instrumento na formação de uma nova geração. Na IAM são realizadas várias atividades que contribuem para esse objetivo. Quer saber mais sobre as nossas iniciativas e como elas já impactaram positivamente a vida de centenas de jovens e famílias? Entre já no nosso site e confira!
O propósito da IAM é a Transformação Social pela Educação, pois acreditamos que este é o melhor caminho para a construção de um futuro melhor e menos desigual inclusive de oportunidades relacionadas ao universo do trabalho.
Ajude a IAM a continuar promovendo a educação e oportunidades para 275 crianças e suas famílias.
Ou entre em contato conosco: Whatsapp (11) 98943-2846 – Telefone: (11) 4176-8600