Todos nós buscamos nos integrar ao lugar onde pertencemos, buscando nos reconhecer como semelhantes àqueles que conosco convivem. A esse comportamento chamamos de identidade cultural, mas você sabe como é possível ajudar as nossas crianças a desenvolvê-la? Aprenda neste conteúdo da IAM.
O que é Identidade Cultural?
É uma ideia que se refere à construção de identidade de um sujeito levando em consideração o seu contexto cultural.
Assim, a identidade cultural está diretamente associada à combinação de diversas características que definem a cultura de um grupo ou de um povo. Mas vale ressaltar que essas características culturais não devem ser observadas e, posteriormente, definidas, de modo isolado. Afinal, é uma soma de diversos elementos que podem compor a identidade de uma sociedade, principalmente nos dias atuais em que é possível interagir com culturas de qualquer lugar do mundo.
Quando pensamos em identidade, podemos recorrer à descrição mais literal do termo. Segundo o Dicionário Aulete Caldas, uma das definições de identidade pode ser atribuída ao conjunto de características próprias de uma pessoa ou grupo que possibilitam a sua identificação ou reconhecimento. Logo, quando falamos de identidade cultural podemos adotar o mesmo critério para definir a cultura de um povo e tudo o que ele produz.
Isso está na língua, na vestimenta, na culinária, na religião, na música, nos conceito morais e tudo mais que influencia o comportamento de determinada sociedade. Em outras palavras, a identidade cultural reflete a nossa relação com a realidade exterior enquanto construímos nossa própria identidade enquanto indivíduo. Ou seja, é através desta interação que reconhecemos o quão enriquecedora pode ser a nossa convivência com outras pessoas e culturas.
Identidade Cultural na infância: como desenvolvê-la?
A cultura representa as várias maneiras como cada sujeito pode viver a própria vida. E para que a criança cresça com autoconfiança, é necessário que ela se sinta valorizada, protegida e o contexto social em que ela está inserida é responsável por isso. A seguir, veremos as principais habilidades que podem ajudar a criança a se desenvolver de forma saudável tendo como foco a valorização de sua identidade cultural.
Linguagem
A fala é uma das primeiras habilidades que aprendemos e é totalmente ligada à nossa interação com as pessoas de nosso contexto cultural. Assim, à medida em que a criança cresce e tem a posibilidade de conviver em outros círculos além do lar, como a escola, atividades recreativas e o contato com os amigos, mais a sua comunicação será enriquecida.
Social e Emocional
A rede de apoio familiar e também escolar é essencial para um desenvolvimento social e emocional saudáveis. A interação com outras pessoas contribui não só para o convívio social necessário a todos nós, como também ajuda a lidar com as próprias emoções e a respeitar as do próximo.
Cognitivo
Será que a maneira como aprendemos a raciocinar tem a ver com a nossa cultura? É claro que sim! Várias áreas de estudo estão relacionadas a fatores que sofrem a interferência cultural. Podemos citar como exemplo o pensamento criativo que pode ser desenvolvido através do contato com a leitura, a música e a arte, que são bastante peculiares em cada cultura.
Na IAM, a identidade cultural é valorizada e amplamente trabalhada no eixo Ser Integral. São realizadas atividades socioemocionais que favorecem a troca de vivências e experiências, contribuindo para o desenvolvimento da solidariedade, respeito, escuta, autonomia, consciência crítica e protagonismo individual na formação das novas gerações.
Ajude a IAM a continuar promovendo a educação e oportunidades para 275 crianças e suas famílias.
Ou entre em contato conosco: WhatsApp (11) 98943-2846 – Telefone: (11) 4176-8600