Celebrado em 20 de julho no Brasil, o Dia do Amigo é uma data especial que nos recorda a importância de construirmos laços verdadeiros de amizade.

Esse incentivo deve ocorrer desde a infância. Além da rede de apoio familiar, é fundamental que a criança desenvolva vínculos emocionais com outras pessoas.

As primeiras amizades que podem surgir no mesmo prédio ao brincarem juntos na primeira infância ou no início da vida escolar, algumas vezes, podem durar toda uma vida e há bonitos relatos sobre amizades que atravessaram o tempo.

A amizade também é uma importante ferramenta emocional para as crianças. Por meio dela são desenvolvidas características como empatia, confiança, boa comunicação, sociabilidade, autoestima, sensação de pertencimento, capacidade de interação e de lidar com sentimentos como o ciúme, por exemplo, que ajudarão a formar a personalidade de um adulto mais confiante e equilibrado.

Em tempos em que relacionamentos são cada vez mais superficiais e o entretenimento de cada um está restrito às telas de celular, é essencial mostrar a importância de fortalecer vínculos reais, dando a eles continuidade.

Como adultos, sabemos que nem sempre isso é possível. Muitas vezes, o próprio movimento natural da vida acaba nos afastando de algumas pessoas, seja pela mudança para uma outra cidade, a conquista de um novo emprego, uma viagem… Mas, sempre que possível, reforce nas crianças a importância de cultivar laços com amigos com quem tenha maior afinidade.

Essa habilidade de construir amizades também o ajudará a desenvolver a autonomia, além da capacidade de lidar com tipos diferentes de pessoas, eliminando comportamentos preconceituosos.

Normalmente, se forem desde cedo expostas a ambientes e situações onde a proximidade com outras crianças seja natural, a amizade se dará também de modo espontâneo. Isso porque, diferente dos adultos, as crianças não têm em sua natureza características como insegurança ou medo. Elas são essencialmente curiosas, extrovertidas e quando veem uma outra criança sentem logo vontade de se aproximar.

Mas, caso perceba dificuldades ou resistência da criança em fazer novas amizades, além de conversar, claro, você pode criar condições naturais que incentivem a interação como esportes coletivos, convidar amiguinhos para uma tarde de brincadeiras em casa, para que a criança  primeiro se sinta confortável no próprio espaço e, aos poucos, fique à vontade em outros  ambientes.

E aqui na IAM, o Dia do Amigo é uma ocasião mais do que especial! Para nós, a palavra “amigo” tem muitos significados importantes.

Além de representar esse forte vínculo que existe com alguém a quem estimamos muito e em quem confiamos, é assim que chamamos todos os doadores que fazem com que a nossa missão seja possível!

Recebemos diariamente doações de pessoas com o coração repleto de generosidade, empatia, compaixão e desejo de ajudar. Quais sentimentos representam melhor um amigo verdadeiro?

E em nossas atividades, que auxiliam famílias inteiras e outras pessoas em situação de vulnerabilidade, é também uma fundamental rede de suporte que possibilita esse trabalho! Ou seja, uma rede de amigos que doa e vai de encontro a uma outra que sabe para quem doar!

E se com esse grande elo de generosidade, as crianças aprenderem através do nosso exemplo a importância de ajudar o próximo e reproduzirem esse comportamento, já terá valido a pena!

Seja um amigo da IAM você também! A sua amizade potencializa e fortalece nossa causa.

Doe agora mesmo acesse: o link APOIE