O consumo excessivo, que dita a necessidade de usar desde aparelhos de última geração a tendências de moda, tem sido motivo de reflexão nos últimos tempos.
Hoje, já se sabe que muito dessa lógica de consumo desenfreado tem o alto preço dos nossos recursos naturais, cada vez mais escassos. Muitas pessoas (ainda bem!), têm questionado de onde vem sua bolsa de grife, como foi produzido aquele sapato e no lugar do status foi surgindo um movimento contrário, que ganhou até uma definição chamada de minimalismo.
Essa conceito é baseado no consumo consciente, que defende que não precisamos ter tanto para vivermos de um modo satisfatório. Afinal, quem nunca achou que precisava ter um item no armário e o usou uma ou duas vezes e depois ficou tanto tempo sem ver que até esqueceu que havia comprado?
Além disso, nós mudamos ao longo do tempo. Vamos adquirindo outras preferências, estilos e não faz sentido manter tanta coisa apenas por acumular e que não tenha mais nada a ver com os nossos gostos atuais.
Indo além nesta reflexão, percebemos que além de interrompermos esse ciclo de consumo excessivo, existe um benefício ainda muito maior: a oportunidade de doar o que não nos serve mais a quem precisa e melhorar a vida do nosso semelhante.
Principalmente quando doamos algo que tem um significado especial para nós. Seja um livro de que gostamos muito, uma roupa bonita e em bom estado e que lhe traga boas lembranças, transferimos um pouco de nós e da nossa energia para a pessoa que está recebendo e também nos abrimos para o fluxo de receber.
Doar também nos ajuda a desenvolver a empatia por reconhecer outras realidades diferentes da nossa, criando uma consciência de que algo que nós sequer lembrávamos que tínhamos em casa, pode fazer muita diferença na vida de alguém.
Além de terem uma destinação pessoal, as doações podem ajudar de outras formas. É o caso do Bazar Usados do Bem da IAM.
Aqui, todas as doações recebidas, desde roupas, sapatos, móveis, eletrodomésticos e muitas outras, passam por um processo de triagem para identificar a necessidade de higienização e reparo e seguem para o Bazar Usados do Bem.
Lá, serão vendidas e todo o valor arrecadado será revertido para os projetos de assistência da IAM em frentes como: ações educacionais de socialização, e fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, atendimento à pessoas em situação de rua.
Pra doar, basta entrar em contato conosco para fazermos o agendamento e a retirada no seu endereço.
Também é possível adquirir itens disponíveis no nosso bazar. Além de ser uma maneira de contribuir com a manutenção das nossas iniciativas, você também pode comprar algo de que precise por um preço mais barato do que o habitual em alguma loja assim economiza nas compras
Acompanhe o nosso Bazar está na redes sociais, no facebook e instagram, sempre com novidades e ative as notificações. Nossas peças são exclusivas, corra para garantir a sua, Curta e Siga.
Seja um dos nossos doadores ou compradores e ajude a transformar realidades!