Competencias-socioemocionaisCompetências socioemocionais e educação

Também é papel da escola priorizar desde o início da vida escolar o desenvolvimento de competências cognitivas como raciocínio e memória, por exemplo. Acontece que há muitos estudos que demonstram que desenvolver competências socioemocionais na formação do estudante, ajudá-lo a aprender a se relacionar consigo mesmo a fim de reconhecer, gerenciar e dialogar com as suas próprias emoções, podem trazer inúmeros benefícios não apenas para o processo de aprendizagem, mas também para outros aspectos da vida como nas relações sociais, trabalho, saúde. Sendo assim, é importante manter o equilíbrio em relação às práticas educativas e as competências socioemocionais.

 

O que são habilidades socioemocionais?

Segundo a CASEL (Collaborative for Academic, Social, and Emotional Learning), “aprendizagem socioemocional (SEL) é uma parte integral da educação e do desenvolvimento humano. SEL é o processo pelo qual todos os jovens e adultos adquirem e aplicam o conhecimento, as habilidades e as atitudes para desenvolver identidades saudáveis, gerenciar emoções, conquistar objetivos pessoais e coletivos, sentir e demonstrar empatia pelos outros, estabelecer e manter relacionamentos solidários e tomar decisões responsáveis e carinhosas”.

Alguns exemplos de habilidades socioemocionais são: inteligência emocional, soft skills, hábitos da mente. Todos os sinônimos para habilidade socioemocional são características que ajudam no desenvolvimento humano.

É importante que a escola apoie o desenvolvimento das competências intencionalmente ou não, mas oferecendo oportunidades para que os alunos desenvolvam suas habilidades de organização, persistência, autoconhecimento e colaboração.

 

 

Competências socioemocionais

– Empatia: tentar compreender os sentimentos e emoções, procurar se colocar no lugar do outro e perceber o que o próximo sente.

– Felicidade: é estar pleno e em sintonia com seus sentimentos, valores, atitudes, decisões, em paz com o que pensa e fala.

– Autoestima: vai muito além de se sentir bonito, é a capacidade de gostar de si mesmo fisica e intelectualmente.

– Ética: é a conduta do ser humano de medir a sua postura ou a de outro indivíduo baseando-se nos valores de uma sociedade. É pela ética que conseguimos diferenciar o bom do ruim.

– Paciência: tem relação com o autocontrole emocional. É a capacidade de suportar aborrecimentos, injúrias ou situações que lhe desagradem, mantendo a calma.

– Autoconhecimento: conhecer a si, seus pensamentos, desejos, frustrações, crenças, esperanças. É sobre conseguirmos entender quem somos e o que queremos para o futuro.

– Responsabilidade: é ter maturidade para assumir as consequências dos próprios atos.

– Autonomia: é a capacidade de tomar decisões por conta própria, conseguir decidir sobre suas ações.

– Criatividade:  é a capacidade de desenvolver ou usar habilidades para criar ferramentas que ajudem na adaptação ao seu redor. É ser inventivo, habilidoso.

Não existe um único caminho a seguir para que escolas incentivem e ajudem seus alunos a se desenvolverem. Vivemos num país diverso, sendo assim, é importante trabalhar e observar diferentes realidades e contextos para que cada realidade seja discutida de forma assertiva. A IAM, por meio de suas iniciativas, apoia o desenvolvimento socioemocional do indivíduo, compreendendo que é através dessas habilidades que se constrói uma sociedade mais respeitosa e solidária.

A IAM no eixo de atividades socioemocionais é transversal ao trabalho com todas as oficinas. As crianças e adolescentes do nosso projeto são desafiados e incentivados a desenvolver suas habilidades socioemocionais.

 

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