Todo bom empreendedor sabe que uma das etapas essenciais para o sucesso de um projeto é um bom Plano de Negócios. Mas será que você sabe como elaborar esse documento e quais etapas envolvem esse processo? Confira a seguir o passo a passo exclusivo que a IAM preparou para você criar seu Plano de Negócios e obter os melhores resultados no seu empreendimento. Leia na íntegra!
O que é um Plano de Negócios?
É um documento básico para que o empreendedor adquira o máximo de informações necessárias sobre o negócio que deseja abrir, além de dados sobre o segmento em questão. O Plano de Negócios deve ser elaborado ainda durante a idealização do projeto, antes mesmo de qualquer providência que envolva a abertura da empresa.
Negligenciar uma etapa tão importante quanto essa pode comprometer totalmente o sucesso de negócio. É o que mostra um estudo recente realizado pelo SEBRAE, que constatou que a falta de um bom planejamento prévio é a principal causa de falência das empresas nos cinco primeiros anos de vida. Cerca de 55% dos empresários ouvidos durante a pesquisa não haviam elaborado um Plano de Negócios antes de abrir a própria empresa.
É importante ressaltar que a criação deste documento não deve ocorrer com base em especulações ou análises subjetivas. Um bom plano de negócios é elaborado com base em informações fidedignas coletadas a partir de pesquisas e análise de mercado. Só assim será possível confiar na veracidade dos dados obtidos.
Quais vantagens um bom Plano de Negócios proporciona?
Essa ferramenta pode ajudar o empresário e seus sócios a terem uma visão prévia do negócio antes mesmo de consolidá-lo. Mas existem outras vantagens ao implementar essa estratégia, como:
- Antecipação de possíveis problemas e desafios que o negócio possa enfrentar;
- Visualização de cenários favoráveis e desfavoráveis no mercado;
- Planejamento financeiro antecipado para investimentos em mão de obra ou equipamentos, por exemplo.
Passo a passo para criar um Plano de Negócios
Agora que ficou clara a importância dessa ferramenta e as vantagens que ela oferece, chegou a hora de colocar a mão na massa. A IAM trouxe um passo a passo para você criar seu próprio plano de negócios.
Sumário Executivo
Aqui devem constar a descrição do seu negócio, seus diferenciais, missão do negócio, descrição dos produtos e/ou serviços oferecidos e quem são os potenciais clientes.
Análise da Concorrência
É uma pesquisa que tem como finalidade identificar quais outras pessoas ou empresas oferecem um produto ou serviço similar ao seu para os clientes. Também na análise de concorrência é possível mapear os pontos fracos e fortes desses concorrentes para que o seu negócio encontre um diferencial para se destacar.
Análise de Mercado
Nessa pesquisa é possível identificar quem são os seus potenciais clientes, onde estão e se existe demanda para o produto ou serviço que você vai oferecer.
Plano de Marketing
Agora é hora de saber como alcançar esses clientes e de que maneira se posicionar no mercado. Nesta etapa, você precisa definir qual sua estratégia para divulgar o seu negócio.
Plano Operacional
Nessa fase ficará descrita como será a operação do empreendimento como:
- Quem vai trabalhar no negócio (recursos humanos);
- equipamentos necessários;
- processo de produção;
- quantidade de estoque;
- prazos de entrega de fornecedores;
- capacidade de distribuição e entrega aos clientes.
Todas estas etapas devem ser estrategicamente analisadas na hora de compor o seu Plano de Negócios. Mas certamente ao adotá-lo, seu negócio terá chances muito maiores de deslanchar.
Gostou deste conteúdo? Você também pode ler outros artigos sobre empreendedorismo no site da IAM e continuar acompanhando nossa série 12 PASSOS PARA TE TORNAR UM EMPREENDEDOR DE SUCESSO.
Faça parte da nossa lista VIP. Cadastre-se e recebe os próximos conteúdos da série diretamente em seu e-mail, e ainda garanta o recebimento do e-book com este e outros conteúdos no mês de dezembro.
Acesse o link e cadastre-se agora mesmo: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSf4uBuL_Flz_NVbHLhvVLQB4xnh_JWzvnbcLLEFsypKhQTynw/viewform