Educação interrompida: Como a evasão escolar afeta a garantia dos direitos de mais de 1 milhão de crianças no Brasil

Crianças e jovens que vivem na linha da pobreza têm seus direitos básicos ameaçados constantemente. Acesso à saúde de qualidade, saneamento básico e alimentação são alguns deles. No que se refere a educação, muitos sequer têm a oportunidade de ingressar no ambiente escolar, enquanto outros precisam suspender seus estudos. Neste conteúdo da IAM, vamos refletir sobre as causas da educação interrompida e quais as alternativas para quebrar este ciclo. Confira!

O que desencadeia a evasão escolar?

Este é um dos principais problemas sociais e que, lamentavelmente, segue em ritmo crescente. A evasão escolar ocorre quando os alunos precisam abandonar os estudos, comprometendo seu desenvolvimento educacional.

O problema pode ser desencadeado por diversos fatores, externos e internos, que minam a motivação de crianças e jovens a frequentar a escola.

Segundo uma pesquisa feita em 2019 pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), 40% da população brasileira acima dos 25 anos não chegou a concluir o Ensino Fundamental. O mesmo relatório apontou também que 11,8% da população de 15 a 17 anos de idade não frequentam a escola. Esse número corresponde a 1,1 milhão de pessoas. Mas quais são os fatores que provocam a evasão escolar?

Desemprego e problemas financeiros

Nos últimos anos com o advento da pandemia, o índice de desemprego  aumentou. De acordo com uma pesquisa da ONU, estima-se que aproximadamente 207 milhões de pessoas ficaram sem trabalho em 2022.

O desemprego, somado ao acúmulo de despesas financeiras em casa sem a perspectiva de um cenário mais otimista, faz com que muitos estudantes precisem abandonar o ambiente escolar para ajudar a cuidar da casa ou procurem algum tipo de trabalho para complementar o orçamento doméstico.

Falta de incentivo da família

Em muitos lares, principalmente naqueles em que os pais não tiveram a oportunidade de concluir os estudos, é comum ver o ciclo se repetir e os filhos também abandonarem a escola.

Obstáculos diversos

Há ainda outros problemas que podem causar a evasão escolar como: distância entre residência e escola, gravidez na adolescência, bullying, dificuldades para acompanhar os conteúdos escolares, entre outros.

Educação interrompida: como combater os fatores que a causam?

Promover um ambiente de segurança e proteção

De acordo com um estudo realizado pela ONG Visão Mundial em 2021, a escola deve ser, além de um espaço de aprendizado, também um ambiente de proteção. Afinal, é por meio da inclusão social que promove, que ela é capaz de prevenir e proteger crianças e jovens de situações como violência doméstica, insegurança alimentar, trabalho infantil e etc.

Identificar a necessidade dos alunos

A realidade de cada criança e jovem é muito peculiar. Nesse sentido, é importante que a escola conheça o perfil de cada aluno, suas dificuldades e a sua família para que trace uma estratégia eficiente para reter o estudante e mantê-lo motivado.

Desenvolva projetos interdisciplinares

Essas atividades tornam o aprendizado mais interessante, leve e proveitoso para os alunos, que conseguem relacionar o conteúdo apreendido a práticas no seu dia a dia.

Uma boa sugestão é fazer passeios escolares. Essa iniciativa aumenta o engajamento dos alunos e integra diferentes áreas do conhecimento.

Nas oficinas da IAM desenvolvemos diversas atividades com a finalidade de despertar o interesse de crianças e jovens pelos estudos. Durante os trabalhos, são desenvolvidas habilidades que vão ajudar a formar uma geração com mais autonomia, segurança, crítica e consciência. As atividades são realizadas em 6 eixos de atuação: empreendedorismo, arte e cultura, tecnologia, ser integral, esportes e escotismo, tudo isso para oferecer as crianças e adolescentes atividades que complementem seus interesses e possa desenvolver suas habilidades naturais.

Ajude a IAM a continuar promovendo esta transformação na vida de centenas de crianças por meio da educação.

Doe agora mesmo clicando aqui

Ou entre em contato conosco: WhatsApp (11) 98943-2846 – Telefone: (11) 4176-8600

IAM – Transformação Social pela Educação.