Embora a educação financeira ainda seja um assunto pouco discutido, não podemos negar que quanto mais cedo aprendemos a administrar o nosso próprio dinheiro, mais familiaridade desenvolvemos com o assunto e maior será a nossa estabilidade econômica no futuro. Neste conteúdo da IAM, você vai aprender a importância de falar sobre educação financeira com as crianças e dicas sobre como ensiná-las a cuidar do dinheiro desce cedo.

 

Por que ensinar educação financeira às crianças?

Muitos de nós já na vida adulta, encontramos dificuldade para lidar com o dinheiro e ainda tratamos o assunto como tabu.

Se este assunto fosse abertamente discutido em escolas e em muitos lares, quantas boas escolhas poderiam ter sido feitas no lugar de alguns problemas financeiros que provavelmente surgiram? Isso porque não somos ensinados, desde cedo, a lidar e muito menos a falar sobre o dinheiro, o que deveria se dar com naturalidade, uma vez que é o principal recurso que determina a manutenção de toda a nossa vida.

Vale dizer que em nosso país, segundo levantamento feito pelo IBGE em 2021, a renda média do brasileiro é de R$ 1.353,00 mensais. O que significa que muitas pessoas precisam administrar esta quantia para atender a todas as suas necessidades ao longo do mês e sabemos que este é um grande desafio.

Mas, e se você soubesse desde cedo como lidar com o dinheiro para fazê-lo render, buscasse outras fontes de renda e tivesse aprendido a poupar e investir? Saiba que sempre é tempo de desenvolver essas habilidades que certamente irão favorecer toda a sua família. Saiba também, que as crianças podem aprender essa habilidade ainda durante a infância.

Confira a seguir as dicas que a IAM preparou sobre como ensinar educação financeira às crianças.

 

1 Fale sobre dinheiro

Seja pela criação ou por um fator cultural, a verdade é que falar sobre dinheiro é um assunto tabu, mas não deveria. Por isso, converse naturalmente com as crianças sobre prioridades, explique porque nem sempre é possível comprar, naquele momento, algo que elas desejam e que é preciso se planejar financeiramente para atender a certos desejos.

 

2 Explique como o trabalho traz o dinheiro

Fale sobre o dinheiro como consequência do trabalho, mostrando que é através de um serviço que prestamos que somos remunerados financeiramente. E que por isso é importante sermos produtivos, oferecendo à sociedade algo que temos habilidade em realizar e recebendo por isso. É uma troca.

3 Aponte o que é prioridade e o que é supérfluo

É importante ensinar à criança que não é porque existe uma certa quantia disponível em dinheiro que deve ser usada de qualquer maneira. Por isso, explique quais necessidades essenciais devem ser supridas primeiro como moradia, alimentação, saúde, educação e etc., para que depois gastos superficiais possam entrar na lista.

 

4 Ensine como fazer um planejamento financeiro

Através de um exemplo que faça parte da realidade da criança, ensine que para obter algo que se deseja muito é preciso se planejar. Assim, se ela quer um  brinquedo, um jogo, um passeio ou uma viagem é preciso saber quanto isso custa e durante quanto tempo a família precisará poupar para realizar aquele sonho. Com isso, você a ensina como ter metas e desenvolver a disciplina necessária para alcançar o que se quer.

 

Na IAM, na oficina de empreendedorismo realizada através do Programa Geração de Futuro, são abordados temas diversos, incluindo uma importante abordagem sobre educação financeira. Entendemos que uma vida financeiramente saudável deve ser praticada desde a infância, ao abordar o assunto com naturalidade.

O propósito da IAM é a Transformação Social pela Educação, pois acreditamos que este é o melhor caminho para a construção de um futuro melhor e menos desigual inclusive de oportunidades relacionadas ao universo do trabalho.

Ajude a IAM a continuar promovendo a educação e oportunidades para mais de 275 crianças e suas famílias.

Doe agora mesmo clicando aqui

Ou entre em contato conosco: Whatsapp (11) 98943-2846 – Telefone: (11) 4176-8600.