A arte de renovar objetos

A arte de renovar objetos

 

A todo o tempo somos bombardeados por sugestões de consumo. Seja pelas redes sociais ou pelas propagandas na TV, somos persuadidos sobre quais marcas vestir, onde morar, qual carro dirigir, qual celular usar e a cada novo lançamento nos convencem de que o que já adquirimos é inútil. A boa notícia é que, cada vez mais, notamos um movimento sustentável na contramão deste fluxo de consumismo intenso e quanto mais cedo o consumo consciente for exercitado, melhor. Confira neste conteúdo da IAM como praticar a sustentabilidade renovando objetos em casa com as crianças.

Um convite de reflexão sobre o consumismo para as crianças

O consumo de serviços e produtos é responsável por toda a movimentação da economia mundial, por isso, é difícil atribuir um caráter negativo quando analisamos esse contexto. Porém, ocorre que as empresas, na maioria das vezes, continuam a desenvolver soluções nem sempre essenciais para a sociedade e muitos produtos são fabricados não sob o critério da durabilidade e qualidade, mas têm um tempo útil de vida inferior que obriga o consumidor a trocá-lo dentro de pouco tempo, comprando mais e mais de algo que ele não precisa.

Embora pareça uma crítica meramente econômica, o consumismo nos influencia psicologicamente desde a infância. E as gerações atuais e futuras serão ainda mais impactadas com a era digital.

Mas, se até os adultos estão sujeitos à manipulação da sociedade do consumo, como ensinar as crianças a crescerem com um olhar mais crítico sobre isso?

Como ensinar o consumo consciente

Parece difícil, mas, se por um lado o excesso de informação é responsável por estimular um consumo sem critério, por outro, existe um movimento, inclusive entre os jovens, que já compreende esse mecanismo e propõe reflexões críticas sobre como inverter essa lógica.

Para despertar essa consciência nas crianças, vale aquela máxima que diz que “tudo começa em nós”. Assim, devemos ser o exemplo. a IAM possuímos uma oficina de empreendedorismo onde falamos e ensinamos nossas crianças acerca da e a educação financeira além disso também é muito importante os pais mostrar para os filhos como renovar objetos em casa para evitar o desperdício. Além de aprenderem um valor importante, as crianças ainda vão se divertir com a brincadeira.

 

Dicas para renovar objetos

Conserte os brinquedos

Nem todo brinquedo quebrado ou velho tem como destino a lata de lixo. Aliás, ao consertá-lo, além de economizar dinheiro, você ainda preserva o meio ambiente, despejando menos plástico nos aterros sanitários.

Uma dica legal para tornar o brinquedo novamente interessante é deixar que a criança pinte ou cole acessórios. Além de desenvolver a criatividade e as habilidades manuais, ela vai adorar ter criado sozinha algo personalizado.

 

Customize roupas

As crianças crescem muito rápido e acabam perdendo muitas roupas, mas várias podem ser aproveitadas, sabia? Uma calça pode virar uma nova bermuda, um vestidinho pode receber alguns ajustes e se tornar uma blusa descolada.

 

Dê uma nova função àquele móvel

Ao redecorarmos a casa, muitas vezes acabamos deixando de lado antigas peças, por acharmos que não vai combinar com a nova decoração. Mas com criatividade tudo pode ganhar uma nova utilidade. Banquetas de madeira, por exemplo,podem virar uma ótima mesinha de canto para apoio de livros, abajur ou vaso decorativo. Chame a criançada para ajudar a pintar a nova peça. Eles vão amar participar!

 

Na IAM, o reaproveitamento  de objetos é uma prática constante. Recuperamos diversos itens como eletrodomésticos, móveis, brinquedos, roupas e calçados para serem comercializados em nosso bazar, onde 100% da renda é revertida para os nossos projetos sociais. Quer conhecer o nosso bazar e ser um doador? Acesse o site da IAM.

E se você estiver procurando algum lugar para levar essas peças para doação, desenvolvendo hábitos mais sustentáveis, a IAM possui o “Bazar IAM”, onde todos os meses dezenas de peças de roupa e móveis são reaproveitadas ou vendidas, tendo sua renda revertida para projetos da entidade. Faça a sua parte!

Caso deseje doar entre em contato com nossa central de doações pelos números:

Clique no link – Whatsapp ou anota: 11 98943-2846 – Telefone: 11 4176-8600.