A IAM

Instituição Assistencial Meimei
40 anos de trabalho filantrópico

Desde 1977 trabalhamos para melhorar a qualidade de vida das famílias e pessoas em situação de vulnerabilidade social e/ou econômica, priorizando crianças e adolescentes, residentes em comunidades carentes nos municípios de São Bernardo do Campo e Diadema.

Todos os nossos programas desenvolvidos nas áreas de: Assistência Social e Educação são totalmente gratuitos, sustentados por aproximadamente 100 funcionários e 350 voluntários. Atualmente atendemos mais de 200 crianças/adolescentes e 174 famílias.

Antiga Creche

Antiga Creche

1990

1990

Intermediaria

Intermediaria

Dias Atuais

Dias Atuais

Nossa História

  • Onde tudo começou

    Tudo começou em 1962, com a fundação do Centro Espírita Obreiros do Senhor (CEOS) na cidade de São Bernardo do Campo e a finalidade de assistir aquele que necessita de apoio físico e/ou espiritual.
  • Surge o serviço assistencial Meimei

    A partir de 1967 surgiu o Serviço Assistencial Meimei, com Programação específica no campo de promoção humana e social da família.
  • Criação da creche Meimei

    Em 31 de julho de 1977 foi criada a Creche Meimei, possibilitando o atendimento a 40 crianças na faixa etária de 03 meses a 04 anos.
  • É Fundada a Instituição

    Em 25 de agosto de 1979, como braço social da entidade, foi fundada a Instituição Assistencial Meimei (IAM), permanecendo o CEOS como entidade mantenedora.
  • A IAM ganha sua casa

    Três anos depois, graças à colaboração dos primeiros doadores, a IAM passou a funcionar em prédio próprio, em terreno cedido em comodato pela Prefeitura do Município de São Bernardo do Campo.

Linha do Tempo

  • 1962

    1962 - Fundação do CEOS

    Centro Espírita Obreiros do Senhor no Bairro Rudge Ramos em São Bernardo do Campo.

  • 1967

    1967 - Surge o Serviço Assistencial Meimei

    Criação do Serviço Assistencial Meimei, com programação específica no campo de promoção humana e social da família.

  • 1977

    1977 – Criação da Creche Meimei

    A inauguração da Creche Meimei, na Rua Álvaro Alvim, em São Bernardo do Campo, possibilita o atendimento de 40 crianças, na faixa etária de 03 meses a 04 anos.

  • 1979

    1979 - Surge a IAM

    Fundação da IAM – Instituição Assistencial Meimei como entidade jurídica, dirigida por uma Diretoria Executiva, Conselho Administrativo e Fiscal. As crianças que neste ano atingiram a idade limite (5 anos) continuaram acolhidas numa nova turma, nascendo o Lar Escola Scheilla (LES).

  • 1982

    1982 – Início do Funcionamento da IAM em prédio próprio

    O terreno foi cedido em comodato pela Prefeitura do Município de São Bernardo do Campo. Criação da Brinquedoteca Meimei, construída paulatinamente numa visão global, de integração de diversos espaços, para vários momentos e com diversificação de motivos, constituindo-se, hoje, no Complexo Lúdico Meimei.

  • 1983

    1983 – Inauguração do Módulo I – Meimei

    Inauguração do Módulo I – Meimei e Criação do CIDEPP – Centro de Iniciação e Desenvolvimento Profissional Pestalozzi para dar continuidade educacional aos jovens de 14 a 17 anos, oferecendo cursos de orientação para o trabalho e profissionalizantes.

  • 1984

    1984 - Inauguração da Quadra Poliesportiva

  • 1985

    1985 – Inauguração do Módulo II - Scheilla

    A Creche Meimei, o Lar Escola Scheilla e o CIDEPP, além das oficinas profissionalizantes, lavanderia e espaço de recreação com playground, passam a funcionar neste módulo.

  • 1986

    1986 – Programa Auta de Souza

    Início das atividades do Programa Auta de Souza, visando a princípio atender os jovens da comunidade com carência material e social. Atualmente, as atividades são realizadas pelas Escola de Pais Irmão Tônico, buscando reforçar os vínculos afetivos familiares e de convivência social, como unidade de referência e apoio. Instituição do Departamento Jurídico para dar amparo jurídico à Instituição e aos atendidos.

  • 1987

    1987 – Início da construção do Módulo III

    O prédio abriga as lojas as Lojas e Oficinas da IAM e da Sopa do Coração. No mesmo ano é instalada a Lavanderia Industrial e Cozinha Industrial, equipadas com a colaboração do poder público municipal.

  • 1988

    1988 – Criação das Unidades V e VI

    Atual Centro de Atendimento Porta de Fabiano de Cristo e Núcleo de Voluntário da Terceira Idade, respectivamente.

  • 1989

    1989 – Construção do Galpão do Bazar Beneficente IAM

    O novo prédio passa a abrigar os meios de manutenção representados pelo Mercado de Móveis, Brechó da Pechincha e Marcenaria, que se encontravam na antiga instalação da IAM, abrigando também o Cantinho Meimei e o Bazar Scheilla.

  • 1990

    1990 – Inauguração do Playground

  • 1996

    1996 – Projeto Vovó Hilária

    Início das atividades do Projeto Vovó Hilária, do Núcleo de Voluntário da Terceira Idade

  • 1998

    1998 –Cobertura da Quadra Poliesportiva

  • 1999

    1999 – Elaboração do Estatuto e Manual do Voluntário

    Elaborado em sete fases (término em 2000), com a participação dos diretores, coordenadores e dirigentes de tarefa. No mesmo ano é implantado o Programa “Um Convite à Vida. Sem armas. Sem violência. Sem aborto. Sem alcoólicos. Sem fumo. Sem drogas.”

  • 2000

    2000 - Novas Parcerias

    Inicia-se uma nova fase na IAM, com novas parcerias, inclusive com o Banco do Brasil, através do CIDEPP. Campanha para o atingimento das metas dos oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM).

  • 2001

    2001 – Grupo Escoteiro Brogotá

    Inauguração na sede da IAM do Grupo Escoteiro Brogotá, o 162º da UEB, oficializado com a Promessa Escoteira de 18 crianças dentre as 50 que compunham as duas Alcatéias formadas. No mesmo ano é implantado o Grupo de Atenção à Família (GAF), atividade da Escola de Pais Irmão Tonico, responsável pelas orientações socioeducacionais às famílias atendidas pela IAM.

  • 2002

    2002 – Projeto Aprendiz de Serviços Bancários

    Início do Projeto, em parceria com o Banco do Brasil. No mesmo ano acontece a Plantação do Poste da Paz.

  • 2004

    2004 – Plantação da Bandeira da Paz

    A cerimônia oficializa o Projeto “A Cultura da Paz” (UNESCO) no Programa “Um Convite à Vida. Sem armas. Sem violência. Sem aborto. Sem alcoólicos. Sem fumo. Sem drogas.”

  • 2006 – Novo Galpão do Bazar Beneficente IAM

    O espaço passa a abrigar o Mercado de Móveis e o Bazar Scheilla. No mesmo ao a IAM participa do Projeto “Prazer em Ler”, do Instituto C&A.

  • 2007

    2007 – Reestruturação da Sala de Leitura

    Inauguração do novo espaço em parceria com o Instituto C&A. No mesmo ano é readequada a Oficina de Mecânica de Autos Zequinha, mantida pela IAM, em parceria com o SENAI.

  • 2008

    2008 – Projeto Adolescente Aprendiz da IAM

    Inicia-se em parceria com empresas, para o projeto Adolescente Aprendiz da IAM(Auxiliar Administrativo e Aprendiz Bancário), com registro no MTE – Ministério do Trabalho e Emprego. No mesmo ano acontece o I Encontro “Um Convite à Vida – Fé na Prevenção – Formação de uma Força Tarefa voluntária com a participação da Associação Médico-Espírita do ABC (AME), Centro de Tratamento Bezerra de Menezes, Centro Espírita Obreiros do Senhor (CEOS), Instituição Assistencial Meimei (IAM), e Conselho Espírita de São Bernardo do Campo, com o objetivo de implantar o projeto “Fé na Prevenção”, proposto pela Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (SENAD)

  • 2011

    2011 – Cozinha Educacional ‘‘Mestre-Cuca''

    Inauguração da Cozinha Educacional ‘‘Mestre-Cuca – alimentação e nutrição’’ com recursos do FMDCA, destinados pelas Empresas Tegma Logística e Fundação Itaú Social - Programa Itaú Voluntário e doação da Empresa DM Robótica do Brasil.

    O curso de Mecânica de Autos em parceria com o Senai passa a ter seu primeiro patrocinador: Loja Maçônica União de São Bernardo. Ainda em 2011 o Complexo Lúdico da IAM é representado no XII Congresso Internacional de Brinquedotecas, no Memorial da América Latina, em São Paulo.

  • 2012

    2012 – Projeto Auxílio Alimentação

    Aprovação do Projeto Auxílio Alimentação, patrocinado pela Fundação Salvador Arena. No mesmo ano a IAm recebe um caminhão para uso na Campanha Permanente - Emenda Parlamentar do Deputado Orlando Morando, autorizada pelo governo do Estado de São Paulo.

  • 2013

    2013 – Projeto Esporte: Saúde & Cidadania

    As quadras poliesportivas da IAM recebem uma nova pintura por meio da parceria com a COOP – Cooperativa de Consumo.

  • 2014
    2014 – CONVÊNIO COM A SECRETARIA DE CULTURA SBC Início da gestão do convênio com a Secretaria de Cultura do Município de São Bernardo do Campo, referente ao Projeto Ponto de Cultura e Cidadania Caminhante, permitindo a IAM ampliar as atividades de dança, música e artes cênicas oferecidas às crianças atendidas. Atualmente as atividades são mantidas com recursos próprios.
  • 2015

    2015 – Implantação do Ensino Fundamental I

    Inicia-se o atendimento de 25 crianças no 1º ano, de froma gradativa, até o 5º ano, para alunos de 6 a 10 anos, de forma totalmente gratuita. No mesmo ano há a reforma da cozinha industrial pelo projeto 'Alimentar-se Bem, em Ambiente que Convém’ em parceria com a Fundação Salvador Arena. ainda em 2015 a IAm é contemplada pelo Criança Esperança um projeto da Rede Globo em Parceria com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura - UNESCO, para o Projeto ‘Meu Amigo Computador’ – Sala de Informática, financiamento de todos os equipamentos de informática. A IAM recebe um caminhão para uso na Campanha Permanente - Emenda Parlamentar do então Deputado Orlando Morando, autorizada pelo governo do Estado de São Paulo.

  • 2016

    2016 – Ensino Fundamental I

    Implantado o 2º ano do Ensino Fundamental, atendendo 25 crianças no 1º ano, e 25 no 2º ano.

    Inicio da participação da IAM no Programa Auxílio Alimentação, em parceria com a Fundação Salvador Arena. A IAM recebe a Doação de um caminhão para uso na Campanha Permanente – Pró Vida – Central Geral do Dízimo.

Contato

  • (11) 4176-8600
  • (11) 98943-2846
  • expediente@iam.org.br

Localização

  • Rua Francisco Alves, 275
  • Paulicéia - São Bernardo do Campo - SP
  • CEP: 09692-000