Atendimento às Famílias

O atendimento às famílias em situação de vulnerabilidade e/ou risco social e pessoal é realizado por meio do Serviço Social da IAM e referenciado ao Centro de Referência de Assistência Social – CRAS.

Para o referido atendimento, o Serviço Social se responsabiliza pela execução das seguintes atividades:

Procedimentos e Intervenções Sociais contínuas - Acolhida, Orientação e Encaminhamentos, Grupos de Convivência e Fortalecimento de Vínculos; Informação, Comunicação e Defesa de Direitos; Fortalecimento da Função protetiva da família; Desenvolvimento do Convívio Familiar; Mobilização para Cidadania; Elaboração de relatórios e/ou prontuários; desenvolvimento do convívio familiar e comunitário.

Assistência Jurídica – esclarecimentos e orientações para problemas de ordem pessoal e familiar no âmbito judicial aos atendidos da IAM.

Coordenação dos programas/atividades mantidos pela Instituição

Coordenação do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos

Oferecido nos espaços de referência, por meio de ações socioeducativas: 

Serviços para adultos do Núcleo Famíla

Escola de Pais

Escola de Pais "Irmão Tonico"

“Educar-se para educar” é o lema da Escola de Pais “Irmão Tonico” que busca a promoção social das famílias atendidas na IAM, por meio do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Familiares (SCFV),desenvolvido nos diversos programas e atividades destinadas aos adultos do núcleo familiar.

Saiba Mais

Serviços para crianças de até 5 anos

Centro de Educação Scheilla - CES

Centro de Educação Scheilla - CES

Com capacidade para atender até 70 crianças de 3 a 5 anos, tem o objetivo de afiançar a segurança de convívio familiar e comunitário, o desenvolvimento de autonomia e promover o fortalecimento de vínculos. É voltado para as crianças das famílias atendidas pela Escola de Educação Infantil “MEIMEI”, em situação de vulnerabilidade, identificadas pelo Serviço Social da IAM, que apresentem fragilização dos vínculos familiares e/ou sociais. O programa é desenvolvido com as crianças de forma lúdica, diariamente, de 2ª a 6ª feiras, no período da tarde, sendo os adultos representados pelos Educadores Sociais sob a coordenação da Diretora Escolar e supervisão do técnico responsável (Assistente Social).

Uma vez ao mês desenvolvemos atividades somente com os responsáveis através da Escola de Pais e periodicamente atividades conjuntas entre os familiares e as crianças: Dia da Família na Escola, Mostra Cultural, Festa de Encerramento das Atividades do Ano e o Programa Um Convite à Vida.

Saiba Mais

Serviços para crianças e adolescentes de 6 a 13 anos

Centro de Educação Scheilla - CES

Centro de Educação Scheilla - CES

Com capacidade de atender até 195 crianças/adolescentes, oriundas do contra turno da Escola Filantrópica de Ensino Fundamental da Entidade e das escolas do bairro, tem como objetivo complementar as ações da família e da comunidade na proteção e no desenvolvimento de crianças e adolescentes, fortalecer os vínculos familiares e sociais; assegurar espaços de referência para o convívio grupal, comunitário e social e para o desenvolvimento de relações de afetividade, solidariedade e respeito mútuo; possibilitar a ampliação do universo informacional, artístico e cultural de crianças e adolescentes, bem como estimular o desenvolvimento de potencialidades, habilidades, talentos e propiciar sua formação cidadã; estimular a participação na vida pública do território e desenvolver competências para a compreensão crítica da realidade social e do mundo contemporâneo; contribuir para a inserção, reinserção e permanência no sistema educacional.

O serviço é desenvolvido através de oficinas socioculturais diárias e/ou em eventos especiais, coordenadas por profissional qualificado como “Orientador Social” (coordenadora pedagógica), para as crianças/adolescentes. Uma vez ao mês desenvolvemos atividades somente com os responsáveis através da Escola de Pais e periodicamente atividades conjuntas entre os familiares e as crianças:

Dia da Família na Escola, Mostra Cultural, Festa de Encerramento das Atividades do Ano e o Programa Um Convite à Vida.

Saiba Mais

Contato

  • (11) 4176-8600
  • (11) 98943-2846
  • expediente@iam.org.br

Localização

  • Rua Francisco Alves, 275
  • Paulicéia - São Bernardo do Campo - SP
  • CEP: 09692-000