Área de Apoio

Administrativo

Contamos com uma estrutura administrativa composta de 100 colaboradores remunerados e de aproximadamente 350 voluntários e de uma seção financeira responsável pela contabilidade e a tesouraria da Instituição, e mantemos um Sistema de Gestão de Qualidade pela Norma ISO 9001.

Voluntariado

Mantemos um corpo de voluntariado gerido pela seção de Recursos Humanos e coordenado por um voluntário indicado pela Diretoria Executiva. Os voluntários realizam suas funções, inclusive alguns com poder de decisões e autonomia na gestão de serviços e programas da Instituição. Outros têm funções operacionais e recebem orientações diretas do líder do setor.

Do mesmo modo que os colaboradores remunerados, os voluntários adquirem conhecimento organizacional para realizar bem a sua tarefa.

Saiba Mais

Saúde

Os serviços de Saúde da IAM ocorrem pelo ambulatório “Dr. Rossi” e tem a finalidade de oferecer aos seus usuários serviços básicos de saúde. O atendimento focado principalmente na prevenção, possui uma estrutura mínima orientada pela OMS, ou seja, o tripé básico da saúde: Médico/Dentista que diagnostica e prescreve o tratamento; Farmacêutico que fornece os medicamentos e materiais prescritos e Enfermeira que ministra os tratamentos prescritos. Outros profissionais de saúde podem atuar se necessários, como: Acupuntura, Fisioterapia, Psicologia etc. Todos os profissionais de saúde prestam seus serviços voluntariamente e apresentam comprovação de registros profissionais. Os consultórios médico e odontológico, farmácia e posto de enfermagem, possuem responsáveis técnicos devidamente registrados na Vigilância Sanitária local e Conselhos Profissionais.

Farmácia Solidária

A Farmácia é mantida por medicamentos e correlatos recebidos em doação e possui um serviço de triagem, que separa os medicamentos e correlatos necessários ao atendimento dos seus usuários. O excedente é enviado para um parceiro que mantém hospital filantrópico. Quando inservível, é descartado na forma técnica usual. A Farmácia também é encarregada de providenciar todos os medicamentos e correlatos necessários ao desempenho dos profissionais de saúde e atender o público cadastrado de 2ª a 6ª, das 8 às 12h.

Consultórios: Médico e Odontológico

A IAM busca manter sempre um Médico e um Dentista pediatra para acompanhar a saúde das crianças e adolescentes e um Médico e um Dentista clínico geral, que atendem principalmente pessoas em situação de rua, usuários da Porta de Fabiano. Para que os profissionais possam atuar de acordo com a legislação vigente, a IAM mantém uma estrutura adequada de Consultório Médico e Gabinete Odontológico. O gabinete do Dentista, especialmente construído com proteção de paredes especiais que impedem qualquer vazamento de RX, possui equipo e materiais adequados para a maioria dos procedimentos.

Posto de Enfermagem

O Posto de Enfermagem devidamente estruturado com Enfermeira Responsável e Auxiliar de Enfermagem é destinado a ministrar as prescrições médicas e odontológicas, de profissionais oriundos da IAM ou não, que precisam ser ministrados no horário em que as crianças permanecem em atendimento na Entidade; realiza pequenos curativos; acompanha a carteira de vacinação das crianças; apoia as atividades dos médicos, dentistas e farmacêutico; zela pela saúde coletiva dos profissionais da educação que lidam crianças enfermas; realiza e supervisiona a limpeza e assepsia da área do ambulatório e supervisiona o Banco Ortopédico.

Outras Atividades de Saúde

Outros profissionais podem ser aceitos como voluntários, com a finalidade de complementar as atividades exercidas pelos profissionais citados acima. Estas atividades são destinadas exclusivamente para os usuários da instituição. Todos os trabalhos realizados são acompanhados pela Enfermeira responsável.

Jurídico

Mantemos um Departamento Jurídico, coordenado pelo Procurador da Instituição, para dar amparo jurídico à Instituição e aos atendidos.

Nutrição

O Departamento de Nutrição compreende a Unidade de Alimentação e Nutrição (UAN) e desempenha atividades relacionadas à alimentação e nutrição. O objetivo da UAN é fornecer refeições nutritivas, equilibradas, adequadas e seguras do ponto de vista higiênico sanitário a crianças, adolescentes, colaboradores remunerados e voluntários, visitantes e outros beneficiários da Instituição.

As refeições da Cozinha Industrial obedecem aos requisitos essenciais de Boas Práticas de Manipulação de Alimentos e Procedimentos Operacionais Padronizados, regidos pela Legislação Vigente, visando controle de qualidade dos processos, desde a produção do alimento até a etapa final de higienização do ambiente.

Além da Cozinha Industrial, o setor mantém a Cozinha Educacional para atividades educativas voltadas para a alimentação infantil e juvenil.

O departamento, sob a supervisão da nutricionista, prepara e vende alimentos de qualidade para os clientes em geral através de Lanchonete instalada nas dependências do Bazar Beneficente IAM.

Serviços Gerais

Constituídos por várias Seções que atuam para a manutenção e conservação do patrimônio da Instituição.

Contato

  • (11) 4176-8600
  • (11) 98943-2846
  • expediente@iam.org.br

Localização

  • Rua Francisco Alves, 275
  • Paulicéia - São Bernardo do Campo - SP
  • CEP: 09692-000