• Home
  • Centro de Educação Scheilla

Centro de Educação Scheilla

O Centro de Educação Scheilla atende crianças e adolescentes no contra turno do Ensino Formal, tanto da Instituição quanto das escolas da comunidade. Com capacidade para atender até 310 crianças e adolescentes provenientes dos diversos programas (70 crianças de 3 a 5 anos; 125 crianças de 6 a 10 anos e 70 crianças/adolescentes de 11 a 13 anos, oferece o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) aos membros do núcleo familiar atendidos pela IAM. As atividades visam o desenvolvimento da autoestima, o sentimento de pertencer à família, à comunidade e a noção de cidadania.

A metodologia educacional se baseia nos pilares: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser. As atividades educativas, artísticas, culturais, esportivas e de lazer conferem às crianças e aos adolescentes o protagonismo para exercer a cidadania consciente e participativa; facilita a discussão de questões ou problemas vivenciados em família, na escola ou no próprio espaço; e o acompanhamento do rendimento escolar visando melhor aproveitamento e desempenho na educação formal.

Desenvolve-se em meio período de 2ª a 6ª feira e é destinado para crianças e adolescentes de 3 a 13 anos, para as crianças e adolescentes atendidas pela Escola de Educação Filantrópica da IAM, e para as crianças e adolescentes que frequentam as escolas da comunidade em contra turno escolar, todas criteriosamente matriculadas na IAM.

Atividades

  • Prefeitura Mirim

    O projeto tem como objetivo a reflexão sobre a importância da cidadania e do respeito à Pátria. O prefeito e os secretários, orientados pela educadora, trabalham com projetos educacionais nas áreas do meio ambiente, saúde, alimentação, esportes e cultura, educação, e relacionados ao Programa “Um Convite à Vida”.

    Além dos projetos, os integrantes da Prefeitura Mirim participam às quintas-feiras na organização e execução da solenidade cívica e representam a Instituição em eventos externos, quando sejam compatíveis com sua idade.

  • Oficina de Leitura “Visconde de Sabugosa”

    Esta oficina possui o objetivo de incentivar a leitura, formar novos leitores e cidadãos, por meio de atividades de: contação de histórias, palestras, exposições e projeto diversificado que demonstram as várias possibilidades de utilização da Oficina de Leitura. A coordenação e os educadores da IAM acompanham e participam das atividades com as crianças e jovens atendidos pela Instituição, como também apresentam ideias para novos projetos.
  • Ponto de Cultura

    O “Ponto de Cultura e Cidadania CAMINHANTE”, projeto iniciado em 2014 em parceria com a Secretaria de Cultura do Município de S. Bernardo do Campo, promove atividades artísticas e culturais para os alunos do CES, por adesão voluntária. Com a aquisição de instrumentos musicais e recursos humanos, atividades nas áreas da dança, música e artes cênicas foram desenvolvidas, complementadas pelas artes e a cultura de jogos já existentes na IAM.
  • COMPLEXO

    É constituído de espaços propícios às necessidades infanto-juvenis, com método sócio construtivista apoiado pela psicomotricidade. São eles: brinquedoteca e jogos diversos além das oficinas de: artes, dança, música, leitura, teatro, informática/multimídia, idiomas, quadras poliesportivas, auditório, parque infantil, espaço ecológico e cozinha educacional.

    O objetivo é “garantir o direito à criança de brincar livremente, facilitar o seu desenvolvimento pleno de maneira natural e prazerosa, desde a saúde mental até a aprendizagem, pois ao se apropriar desse bem-viver, torna-se um agente lúdico e da cultura”.

Estrutura do Complexo Lúdico

SALA DE LEITURA

SALA DE LEITURA

SALA DE ARTES

SALA DE ARTES

SALA DE INFORMÁTICA

SALA DE INFORMÁTICA

PLAYGROUND

PLAYGROUND

COZINHA EDUCACIONAL

COZINHA EDUCACIONAL

BRINQUEDOTECA

BRINQUEDOTECA

QUADRAS

QUADRAS

AUDITÓRIO

AUDITÓRIO

SALA DE MÚSICA

SALA DE MÚSICA

SALA DE DANÇA

SALA DE DANÇA

SALA DE JOGOS

SALA DE JOGOS

Contato

  • (11) 4176-8600
  • (11) 98943-2846
  • expediente@iam.org.br

Localização

  • Rua Francisco Alves, 275
  • Paulicéia - São Bernardo do Campo - SP
  • CEP: 09692-000